Siglas relacionadas ao SQL Server:
ACID – Atomicity Consistency Isolation Durability
Esta sigla é utilizada para definir as propriedades que uma transação deve possuir.
ADO – Activex Data Objects
Faz referência a uma biblioteca de objetos ActiveX para acesso a dados. Geralmente é através destes objetos que um programador em ASP ou VB acessa o SQL Server
ANSI-92 – American National Standarts Institute 92
ANI-92 é um conjunto de regras e requisitos estipulados pelo orgão ANSI para definição de banco de dados relacionais.
BLOB – Binary Large Objects
É um tipo de dado que um campo de uma tabela pode armazenar. No SQL Server os tipos de dados ntext, text, and image podem ser considerados como do tipo BLOB.
BOL – Books OnLine
Esta sigla é uma abreviação para a documentação eletrônica oficial do SQL Server.
DBCC – DataBase Console Commands
Apesar de algumas documentações ainda constar como DataBase Consistancy Checker, são comandos que fazem a consistência lógica e física de um banco de dados do SQL Server.
DCL – Data Control Language
Designação para os comandos GRANT, DENY e REVOKE do SQL Server que fazem o controle de permissões dos objetos do banco de dados.
DDL – Data Definition Language
Designação para os comandos CREATE, ALTER e DRP (e seus derivados) que fazem o controle da criação/alteração/exclusão dos objetos do banco de dados do SQL Server
DML – Data Manipulation Language
Desiginação para os comandos INSERT, UPDATE e DELETE que fazem o controle da manipulação de dados do banco de dados do SQL Server.
DTS – Data Transformation Services
É a tecnologia desenvolvida pela Microsoft para a manipulação e transformação de dados tanto para SQL Server como para outra fonte de dados.
EM – Enterprise Manager
Esta é uma abreviação para a ferramenta de gerenciamento de interface gráfica do SQL Server. Na verdade o EM nada mais é do que um snap-in para o MMC (Microsoft Management Console) que por sua vez é uma interface compartilhada para gerenciamento gráfico de algumas ferramentas da Microsoft e de terceiros.
JDBC – Java DataBase Connectivity
Um driver JDBC é o método de acesso que permite aplicações desenvolvidas em linguagem Java acessar diferentes fontes de dados, incluindo o SQL Server.
MDX – MultiDimensional eXpression
São expressões que permitem o acesso a dados espalhados através de mútiplas dimensões em um cubo de dados, por exemplo.
MER – Modelo Entidade Relacionamento
É um modelo lógico do banco de dados que contém as entidades (tabelas) , atributos (campos) e relacionamento entre as entidades. Todo banco de dados deve começar a ser desenvolvido a partir do MER feito para um determinado processo de negócio.
MS DTC – Microsoft Distributed Transaction Coordinator
É um serviço, como o serviço MSSQLServer, que permite o controle de transações distribuídas feitas sobre fontes de dados remotas.
OLAP – OnLine Analytical Processing
Esta sigla faz referência a ambientes onde os dados dificilmente são atulizados e servem para auxiliar no processo de tomada de decisão.
OLTP – OnLine Transaction Processing
Esta sigla faz referência a ambientes onde a entrada e atualização dos dados é muito intensa.
ODBC – Open Database Connectivity
Um driver ODBC é o método de acesso que permite aplicações desenvolvidas em diversas linguagens acessar diferentes fontes de dados, incluindo o SQL Server.
OLE DB – Object Linking and Embendig DataBase
OLE DB é uma biblioteca de funções básicas para acesso a dados. O ADO visto anteriormente utiliza o OLE DB com um provider ou um ODBC. Todo o método de acesso das ferramentas padrão do SQL Server é feito através do OLE DB.
RAID – Redundant Array of Independent Disks
Esta sigla serve para identificar um sistema de controle de discos físicos para aumento de performance, confiabilidade, capacidade de armazenamento e alta disponibilidade. Apesar de ser implementado no sistema operacional (Windows) este sistema pode influenciar muito a utilização do SQL Server
RDBMS – Relational DataBase Management System
Esta sigla identifica que um servidor de banco de dados gerencia base de dados relacionais.
SQL – Structured Query Language
É a notação padrão para linguagens de instruções enviadas a banco de dados. Deve ser utilizada em conjunto com um banco de dados relacional.
SQL-DMO – SQL Distributed Management Objects
É uma coleção de objetos que permite a utilização de componentes nativos do SQL Server. Com estes objetos podemos construir ferramentas como o Enterprise Manager ou o Quey Analyzer.
UDF – User Defined Function
São pequenos programas que podem conter instruções Transact-SQL que serão executadas dentro do banco de dados somente.