Morte do CentOS, crescimento e visibilidade do Oracle Linux.

Linha do tempo e morte do CentOS:

Em 09/07/2019 foi anunciado que a IBM finalizou a compra da Red Hat por US$ 34 bilhões.

Em 08/12/2020 a IBM anuncia o fim do CentOS que nasceu em 2004, projeto solido na comunidade e amplamente usado em nossos servidores, em seu lugar entraria o projeto CentOS Stream, uma distribuição do tipo rolling release (sem lançamento de versões finais).

Em 21/06/2023 a IBM anuncia que irá limitar o acesso ao código fonte do RHEL, CentOS Stream irá agora ser o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao RHEL. Para clientes e parceiros da Red Hat, o código-fonte permanecerá disponível por meio do Red Hat Customer Portal.

Com todas essas mudanças tristes com a morte do CentOS, ficou a dúvida, qual seria a posição da Oracle sendo o principal concorrente do RHE com o Oracle Linux. Para a surpresa de muitos , menos para a minha, a Oracle se posicionou sobre o futuro do Linux e principalmente da distribuição Oracle Linux, é importante o posicionamento sólido e consistente da Oracle.

Pontos mais importantes:

Esse posicionamento da Oracle traz tranquilidade e acaba com as dúvidas sobre o futuro do Linux e Oracle Linux, acredito que esta postura irá trazer ainda mais usuários do CentOS e RHE para o Oracle Linux, fazendo com que esta distribuição cresça e se consolide cada vez mais.

Matéria completa:

https://www.oracle.com/news/announcement/blog/keep-linux-open-and-free-2023-07-10/

Links sobre Oracle Linux:

https://docs.oracle.com/pt-br/solutions/migrate-centos-ora-linux/index.html#GUID-FBD0F492-DB0D-44D3-93FF-78E527253629
https://docs.oracle.com/en/learn/switch_centos8_linux8/index.html#introduction
https://blogs.oracle.com/linux/
https://docs.oracle.com/en/operating-systems/oracle-linux/
https://yum.oracle.com/oracle-linux-isos.html
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close